Compartilhe:

Como abrir uma holding patrimonial? Confira o passo a passo

Abrir uma holding patrimonial, ou holding familiar, como também é conhecida, vem se tornando uma alternativa aos altos custos do inventário. A busca por essa solução é prática, mas requer atenção no momento da formalização.

 

Aliás, nos últimos tempos cresceu o surgimento de novas holdings, nos mais variados modelos. Esse crescimento é motivado por gestores que buscam uma administração mais eficaz e segura dos seus patrimônios ou negócios.

 

E nesse sentido, a holding surge como uma excelente opção. Afinal de contas, esse modelo administrativo se destaca por assegurar e gerir os bens de um indivíduo enquanto pessoa física. Mas mesmo com seu crescimento, ainda há dúvidas sobre como abrir uma holding patrimonial.

 

Para tirar essas dúvidas, preparamos o artigo abaixo recheado de informações para você. Confira!

 

O que é uma holding patrimonial?

Antes de explicar como abrir uma holding patrimonial, vamos explicar do que se trata. A holding patrimonial, ou também chamada de holding familiar, é criada com o objetivo de administrar os bens de uma determinada pessoa ou família. Em geral, ela é criada para antecipar o processamento da herança aos herdeiros e cônjuge. 

 

Quando criada, o detentor do patrimônio transfere todos seus bens e direitos e doa aos herdeiros as cotas da empresa formada. Essas cotas podem seguir com o detentor do patrimônio por usufruto, impedindo que herdeiros acessem o patrimônio antecipadamente. 

 

No caso da holding familiar, ela também pode ser constituída para facilitar a gestão do patrimônio familiar. Dessa forma, foi criada uma empresa que integralizará em seu capital todos os bens envolvidos. Nesse aspecto, a holding se torna a gestora dos bens, podendo atuar na geração fiscal, seja por meio da locação, compra e venda de imóveis.

 

Como abrir uma holding patrimonial?

Para abrir uma holding patrimonial é necessário que o processo seja conduzido por um profissional do Direito. Isso é necessário pelo fato dos amplos aspectos jurídicos envolvidos no processo e como forma de se evitar qualquer problema futuro.

 

Durante o processo, alguns fatores serão analisados pelo profissional, tais como:

 

  • Patrimônio 
  • Família
  • Regime de casamento dos sócios
  • Processos judiciais em curso
  • Dívidas existentes
  • Negócios e empresas operacionais
  • Conflitos de interesses entre familiares

 

Esse é um processo muito importante e que permitirá ao profissional determinar se é possível abrir uma holding familiar e se há comum acordo entre os familiares. Caso seja detectados muitos problemas, isso poderá desencadear uma série de problemas na formalização da sociedade.

 

Importante lembrar que também no processo de abertura deverá ser definido o tipo de sociedade que seja usada, que pode variar entre Sociedade Anônima, Sociedade Simples, Eireli ou Ltda.

 

Superados os pontos acima, será formalizada a criação da holding familiar, que passa a ser como uma empresa que irá gerir os bens patrimoniais da família.

 

Leia também::: Saiba como a holding familiar é a melhor opção para inventário

 

Vantagens do modelo

Entre as vantagens da holding familiar está a possibilidade de realizar um planejamento tributário, que visa aproveitar eventuais incentivos fiscais existentes para pessoas jurídicas. Ou seja, rendas como aluguéis, juros, lucros, entre outros, terão um imposto menor se comparado à pessoa física.

 

Ele também permite a elaboração de um planejamento financeiro, otimizando os recursos e definindo a melhor aplicação. A recomendação é que tal ação já seja feita em comum acordo com os sócios familiares, visando a ampliação patrimonial do grupo.

 

E por fim, outra vantagem para quem deseja abrir uma holding familiar está na perpetuação do patrimônio. Ou seja, o dinheiro privado de qualquer um dos sócios fica protegido das mais diversas situações que responsabilizem solidariamente seus sócios. Ou seja, há muito mais segurança.

 

Abra a sua

Como você viu, são inúmeros os benefícios de abrir uma holding patrimonial. Além disso, na eventual morte do patriarca, os bens seguem pertencentes à holding e aos familiares sócios. Dessa forma, não é necessário realizar abertura de inventário e gastar enormes quantias em dinheiro no processo.

 

E se você deseja criar uma holding familiar, entre em contato com a Negrão e Fares Advogados. Somos especializados nesse tipo de processo e poderemos conduzir a abertura de forma transparente, prática e confiável.

 

Espero que tenha gostado do artigo sobre como abrir uma holding patrimonial. E caso deseja seguir por esse caminho, entre em contato com nossa equipe. Temos certeza que você estará fazendo sua melhor escolha para o futuro do seu patrimônio!