Compartilhe:

Empresa para gerir o patrimônio imobiliário: como funciona?

Você já ouviu falar na criação de uma empresa para gerir o patrimônio imobiliário? Essa é uma tendência que cresce mais a cada dia, já que traz facilidades e redução de custos ao processo.

Mas não estamos falando em imobiliária, mas sim na criação de uma holding patrimonial, que fará todo o gerenciamento do patrimônio imobiliário da família. 

Essa empresa traz inúmeros benefícios, tanto no aspecto financeiro, de redução de impostos, e também para o processo de sucessão familiar.

Para explicar como funciona, e quais os prós e contras desta prática, preparamos um artigo repleto de informações que você pode conferir abaixo!

O que é uma holding patrimonial?

Primeiro, vamos entender o que é uma holding patrimonial. Ela é uma empresa criada com o objetivo de administrar o patrimônio de uma pessoa física.

Também é criada como forma de garantir que a transição dos bens no caso do falecimento do patriarca ou matriarca da família ocorra de forma segura e econômica.

O grande diferencial desta solução é que o administrador define ainda em vida quais serão os sucessores para que o patrimônio se mantenha seguro e frutífero após sua morte. 

Além disso, garante maior proteção ao patrimônio, já que somente os sócios podem gerenciar o patrimônio, sem a entrada de terceiros (matrimônio, separação, etc).

Com a abertura da holding patrimonial, todos os bens imóveis que estavam sobre o CPF dos familiares são transferidos para o CNPJ da empresa, por meio da integralização do seu capital social. 

Ou seja, o principal administrador será o proprietário da holding e garantirá a proteção do seu patrimônio em caso de falecimento.

Leia também::: Planejamento Sucessório: holding familiar ou doação?

Vantagens no gerenciamento de imóveis

Além de gerenciar o patrimônio familiar, uma holding patrimonial é interessante para pessoas que realizam a atividade de venda e locação de imóveis. Afinal, é possível ter várias vantagens tributárias nesse tipo de operação.

Por meio da holding familiar, é possível fazer a elisão fiscal, que é o pagamento de menos impostos por meio de um planejamento tributário.

Ou seja, como empresa é possível aderir aos regimes tributários existentes, como Lucro Real ou Lucro Presumido ou Arbitrado. 

As receitas ganhas por meio de aluguéis também passam a ter uma tributação diferenciada. Afinal, como pessoa física o Imposto de Renda sobre o valor é de 27,5%. Já no caso de holding, caso opte pelo regime do Lucro Presumido, o percentual de imposto cai para uma alíquota que varia entre 11,33% a 14,53%.

Por sua vez, no caso de venda de imóveis, a tributação do IR feita para pessoas físicas é feita com a alíquota de 15% sobre a diferença entre o valor da venda do imóvel e seu custo de aquisição, o chamado ganho de capital. 

Diferente do que ocorre no caso da holding patrimonial, que o percentual cai para,7% sobre o valor total da venda. 

Ou seja, além de reduzir os valores de impostos pagos como uma empresa para gerir patrimônio imobiliário, a holding também proporciona maior lucro no caso de venda.

Há desvantagens?

Citamos lá no início que apresentaremos também as desvantagens da holding patrimonial. A boa notícia é que praticamente não existem.

Porém, como trata-se da criação de uma empresa no formato de holding, é necessário contratar um contador para gerir as questões tributárias da empresa, e também um administrador para gerenciar os bens, evitando qualquer tipo de fraude e problema.

Mas, como os valores ganhos serão maiores, seja por meio dos aluguéis, venda de imóveis, e até mesmo na redução dos valores de impostos e taxas no caso da sucessão familiar, ela ainda é bastante vantajosa.

Ou seja, a criação de uma holding familiar pode ser a salvação, já que esse procedimento permite facilitar a transferência de bens, gerenciar o patrimônio e ainda gera grande economia de recursos em comparação com o inventário, que é muito caro.

Com a holding patrimonial, sua família não vai ficar desamparada e terá todo o processo de sucessão familiar organizado para que os bens fiquem seguros e o negócio não tenha prejuízos nas atividades após a morte do administrador.

Leia também::: Holding familiar tributação: entenda como funciona

Conte com especialistas na área

O mais importante é que, ao optar por uma empresa para gerir o patrimônio imobiliário, sejam escolhidos especialistas na área de holding familiar.

Afinal, ter o conhecimento técnico necessário é de fundamental importância para que os pontos apresentados acima sejam realmente atendidos e a escolha pela holding seja de fato benéfica.

E isso você encontra com a Negrão & Fares Advogados. Somos especialistas na formalização de holding familiar e planejamento sucessório, garantindo a melhor experiência. 

Portanto, agora que você já sabe os benefícios de criar uma empresa para gerir o patrimônio imobiliário, entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a holding familiar!