Benefícios relativos à sucessão familiar: entenda como funciona
O processo de sucessão familiar é um dos maiores desafios que as empresas familiares enfrentam. Além disso, a maioria não consegue permanecer em uma empresa familiar após a segunda geração.
Entre aqueles que têm sucesso, uma preocupação principal é como o pessoal não pertencente à família receberá um sucessor. As percepções de nepotismo na sucessão podem minar o compromisso do funcionário não familiar com o negócio e sua participação contínua na empresa.
Abordar este problema comum pode ser difícil porque a capacidade de escolher um sucessor de família e fornecer oportunidades de emprego para os membros da família é muitas vezes o objetivo principal de proprietários de empresas familiares.
Portanto, um desafio importante para as empresas familiares é obter a adesão de funcionários não pertencentes à família para a próxima geração de liderança familiar.
No artigo abaixo falamos o que é a sucessão familiar, seus benefícios, e como funciona. Boa leitura!
O que é uma sucessão familiar?
Uma sucessão é quando uma parte, pessoa ou indivíduo envolvido em um acordo financeiro é substituído por outro. A sucessão ocorre quando a parte original se torna obsoleta, incapacitada, aposentada ou falecida.
No caso de sucessão familiar, o termo se refere à transferência de bens, deveres ou obrigações de uma pessoa física para o herdeiro da família.
A sucessão familiar ocorre quando um indivíduo, por motivo de doença, morte, aposentadoria ou outro motivo, transfere suas obrigações ou benefícios para um membro da família.
Esta mudança de estado pode impedir a parte de realizar as tarefas e deveres previstos no contrato ou, em caso de morte, impossibilitar a cobrança do bem possuidor. Ao substituir o anterior, o familiar assume todas as responsabilidades e benefícios das relações e acordos previamente estabelecidos, sem qualquer interrupção do serviço.
Obviamente, as sucessões familiares são mais comuns nas empresas familiares, mas quase nunca são fáceis devido às emoções e aos relacionamentos envolvidos. As sucessões são ainda mais complicadas quando se considera as três áreas principais que precisam ser contabilizadas em um plano de sucessão:
- Administração
- Propriedade
- Impostos
Contadores e advogados são obrigados a garantir que todas as partes possam obter benefícios de longo prazo com o plano de sucessão. E, em muitos casos, é necessário capital para concluir um plano de sucesso.
Leia também::: Qual a diferença entre Inventário e Partilha?
Como planejar a sucessão familiar?
A sucessão familiar bem-sucedida é um processo demorado que requer trabalho em equipe entre gerações. Não é um evento. Alinhar a família, ter conversas difíceis, criar as estruturas certas e avaliá-las à medida que os tempos mudam são o que torna a sucessão um processo.
Um erro comum e potencialmente fatal é deixar a sucessão para o último momento, ou quando não houver outra opção, como no caso do falecimento do gestor. Isso pode colocar em risco, e muitas vezes, a própria sobrevivência da empresa familiar.
Mas o desafio não deve assustar os proprietários de empresas familiares e não fazer planos para a sucessão. Ao contrário, esse processo pode ter muitos benefícios, inclusive ajudando a fortalecer a família e os negócios.
Por exigir que diferentes gerações trabalhem juntas, além de conversas abertas entre os proprietários, o planejamento da sucessão pode ajudar a fortalecer os laços familiares e o engajamento com o negócio.
Leia também::: Como funciona a venda de bens do inventário antes da partilha
Tenha ajuda externa
Uma empresa familiar é muito mais do que apenas lucro. Por definição, você está combinando amor e dinheiro. Quando isso é feito da maneira certa, é uma combinação mágica.
Então, se você deseja um processo de sucessão familiar realmente bom, que leve seu negócio adiante por muitas décadas e gerações, é importante construir um processo o quanto antes. E como mostramos acima, isso pode ter inúmeros benefícios.
Deixar para a última hora, ou então quando for tarde demais, pode ser um grande erro. Por isso, iniciar o processo de sucessão familiar o quanto antes pode ser uma decisão bastante acertada.
Aqui na Negrão & Fares Advogados somos especialistas em processos de sucessão familiar. Por isso, caso precise de ajuda nesse processo, entre em contato! Será um prazer colaborar com sua empresa e sua família!