Compartilhe:

Holding Empresarial: entenda para que serve e como funciona?

Algumas empresas decidem criar uma estrutura de grupo com uma holding empresarial. Em geral fazem isso como forma de gestão de risco e com o objetivo de eficiência fiscal. 

 

Mas o que exatamente é uma holding, como ela muda a estrutura da empresa e quais são os benefícios? Em linhas gerais, ela tem como objetivo gerenciar outra empresa. Mas também pode ser criada para cuidar do patrimônio de uma família, ou mesmo representar uma minoria de acionistas em uma empresa.

 

Porém, o modelo de holding empresarial é o mais comum, e é sobre ele que falamos no artigo abaixo. Vamos conferir?

 

Compreendendo uma holding

Uma holding empresarial é uma entidade legal que possui propriedade sobre outra empresa. Normalmente, as holdings não produzem bens e serviços elas mesmas. 

 

Em vez disso, eles possuem participação suficiente em outras empresas para controlá-los e fornecer supervisão sobre suas operações. Cada empresa que uma holding possui permanece separada das outras, e a holding é independente de cada negócio que possui. 

 

Grandes conglomerados costumam usar holdings com uma empresa-mãe que possui muitas empresas menores. As holdings podem fornecer uma variedade de benefícios fiscais e legais que podem torná-las atraentes para os proprietários de negócios.

 

Leia também::: O que é holding e como funciona na prática?

 

Holdings e empresas-mãe: benefícios

Existem inúmeros benefícios em organizar uma empresa como uma holding. Um dos maiores é o gerenciamento de risco. Se uma subsidiária é processada e acaba devendo muito dinheiro, por exemplo, a holding ou a empresa-mãe não são responsáveis. Uma subsidiária pode entrar com um pedido de proteção contra falência e a holding ou a controladora não precisa quitar suas dívidas.

 

Uma subsidiária pode desfrutar de custos de empréstimos mais baixos se a holding ou a empresa-mãe decidir tornar-se potencialmente responsável garantindo as dívidas da subsidiária.

 

As holdings também podem economizar dinheiro em impostos. A holding pode ter sede em um país com alíquotas tributárias baixas. Isso pode reduzir os impostos que deve pagar sobre o dinheiro recebido das subsidiárias. 

 

Tanto a holding quanto a controladora facilitam a alienação de negócios. É mais simples vender uma subsidiária integral que opera separadamente de outras subsidiárias do que dividir ativos para venda.

 

Além disso, algumas famílias formam sociedades controladoras em parte para simplificar os legados de herança. Em vez de os herdeiros obterem partes de vários negócios ou outros ativos, eles podem obter ações da holding.

 

As holdings podem possuir ativos que não sejam ações de outra empresa. Por exemplo, eles podem possuir propriedade intelectual, como marcas registradas, direitos autorais, patentes, imóveis e direitos minerais. 

 

Uma grande empresa pode estabelecer subsidiárias separadas para cada uma delas. Outras subsidiárias podem possuir equipamentos, serviços de gestão e até franquias individuais.

 

Como não precisam possuir 100% de uma subsidiária para controlá-la, as holdings permitem que os investidores alavanquem sua força financeira. Eles podem comprar 51% de duas empresas em vez de comprar 100% de uma. 

 

Leia também::: Saiba como a holding familiar é a melhor opção para inventário

 

Gerenciamento

No entanto, as holdings geralmente não gerenciam diretamente suas subsidiárias. Quando uma empresa é adquirida por uma holding, a gestão existente geralmente permanece em vigor. A holding pode direcionar a estratégia de longo prazo e alocar recursos de capital. Mas não se envolve na gestão do dia-a-dia.

 

Além disso, há diversos tipos de holding, que podem ser formadas de acordo com o objetivo empresarial do grupo. Cabe avaliar sempre qual o melhor modelo e aplicá-lo de acordo com os interesses do grupo.

 

Aqui na Negrão & Fares somos especialistas em Holding Familiar, permitindo que as famílias possam fazer a gestão dos bens familiares sem que todo o patrimônio venha a ser dilapidado num eventual processo de inventário.

 

Isso garante maior segurança à família e menos custos envolvidos no caso da morte de um ente querido, principalmente se ele for um dos responsáveis pelo patrimônio.

Espero que tenha gostado do artigo sobre holding empresarial e, caso queira mais dicas e informações sobre o tema, entre em contato com nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!