Compartilhe:

Planejamento sucessório: o que é e qual a sua importância?

A melhor forma de garantir a transferência de bens e patrimônios após o falecimento é por meio do planejamento sucessório. Esse instrumento jurídico é de fundamental importância, além de permitir a redução dos custos de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

Afinal de contas, tal imposto é um grande dificultador no processo de transferência de bens e patrimônios de um falecido aos seus herdeiros. Ele consome grande parte dos valores e precisa ser pago de forma antecipada, causando em alguns casos problemas financeiros aos herdeiros.

Por meio do planejamento sucessório, além de reduzir tais custos, é possível evitar problemas familiares e também dispor a transferência dos bens de acordo com o desejo do titular.

Para saber mais sobre esse tema, e como funciona o planejamento sucessório, confira o artigo que preparamos abaixo. Boa leitura!

Leia também::: Como constituir uma holding patrimonial?

O que é o planejamento sucessório?

O planejamento sucessório, como o próprio nome diz, é um planejamento já para a sucessão quando ocorre a morte de uma pessoa. Dessa forma é possível organizar de forma antecipada a sucessão do patrimônio de uma pessoa para seus herdeiros. 

O planejamento sucessório pode ser feito de variadas formas, tais como:

Testamento

A elaboração do testamento é uma das formas do planejamento sucessório. Ele permite que o titular do patrimônio indique como deseja fazer a divisão dos seus bens. Porém, deve obedecer a legislação, que determina que 50% deve ser destinado a familiares, e o restante pode ser repassado a outras pessoas ou entidades, sem vínculo familiar.

Doação

Por meio desse formato, a destinação do patrimônio pode ser transferida aos herdeiros ainda em vida. A doação também pode ser feita na chamada reserva de usufruto vitalícia. Dessa forma, o bem já pode ser repassado aos herdeiros, mas o doador pode usufruí-lo até sua morte.

Previdência privada

O plano de previdência privada é outra forma de planejamento sucessório. Nesse modelo, os herdeiros recebem os valores arrecadados no pagamento e tudo é feito de forma automática e sem burocracias ou carências, o que torna a sucessão mais simples.

Holding familiar

O formato de holding familiar está entre as principais formas de planejamento familiar. Nesse formato, se cria uma empresa e os herdeiros passam a ser sócios da organização. Dessa forma, todo o patrimônio passa a fazer parte da empresa e na sucessão, cada um já terá sua cota.

Porque o planejamento sucessório é importante?

Como mencionado, o planejamento sucessório é uma forma de organizar a transferência de bens de uma pessoa falecida aos seus herdeiros, evitando contratempos e gastos desnecessários.

Além disso, o processo de transferência de bens quando não há planejamento é bastante demorado, já que há muita burocracia envolvida. Somado a isso, há a necessidade de pagamento de impostos e outros custos para liberar os bens.

Além disso, o planejamento sucessório também já prepara os herdeiros para assumir determinadas funções na empresa, se for este o caso. Isso torna a sequência do negócio mais natural e menos traumática.

Leia também::: Venda de bens do inventário antes da partilha: tudo que você precisa saber

Planejamento patrimonial e sucessório

Como fica claro, o planejamento patrimonial e sucessório é de fundamental importância para quem deseja ter mais tranquilidade, sabendo que com sua partida a transferência de seus bens e patrimônio seguirá de forma tranquila, sem colocar em apuros seus herdeiros.

E como apresentamos, a criação de uma holding familiar pode ser a salvação, já que esse procedimento permite facilitar a transferência de bens, gerenciar o patrimônio e ainda gera grande economia de recursos em comparação com o inventário, que é muito caro.

Com a holding patrimonial, sua família não vai ficar desamparada e terá todo o processo de sucessão familiar organizado para que os bens fiquem seguros e o negócio não tenha prejuízos nas atividades após a morte do administrador.

A Negrão & Fares oferece esse serviço e pode te ajudar. Para saber mais, entre em contato e veja como podemos lhe ajudar com o processo de sucessão familiar!