Compartilhe:

Sucessão em empresa familiar: conheça os principais desafios

As estatísticas mostram que a empresas formadas por famílias é a forma mais comum de propriedade empresarial no mundo. E um dos principais desafios é o processo de sucessão em empresa familiar.

Afinal, se não houver um processo de preparação para a sucessão, o falecimento do patriarca/matriarca pode gerar uma lacuna e uma disputa pelo poder da empresa. Em contrapartida, com planejamento todo o processo de sucessão pode transcorrer de forma tranquila.

Para falar sobre os principais desafios da sucessão em empresa familiar, preparamos o artigo abaixo. Confira!

#1. Capital limitado

Assim como as empresas não familiares, as empresas familiares devem atender às expectativas dos investidores. 

Ocasionalmente, um membro da família pode querer deixar o negócio e querer vender sua parte para alguém que não seja da família. Diante disso, os membros da família costumam ser motivados a evitar conflitos e podem estar mais dispostos a desembolsar capital que, de outra forma, seria usado para o crescimento da empresa. 

Além disso, à medida que a empresa familiar cresce através das gerações, os sucessores às vezes se acostumam a um padrão de vida muito confortável. A empresa que anteriormente sustentava apenas a família do fundador pode estar em uma situação em que pode precisar sustentar várias famílias.

#2. Falta de preparação para a liderança 

Em muitos casos, nenhum herdeiro ou sucessor está interessado ou qualificado para liderar a empresa familiar. Às vezes isso ocorre simplesmente porque o fundador não os preparou de forma eficaz para o desafio. 

Seguir os passos de um pai ou mãe muito bem-sucedido pode ser uma perspectiva intimidadora.

Leia também::: Planejamento sucessório: o que é e qual a sua importância?

#3. Inflexibilidade e resistência à mudança

O que tornou o negócio bem-sucedido no passado às vezes pode atrapalhar o futuro da empresa. 

Por natureza, os líderes empresariais de sucesso tendem a ser notavelmente motivados e comprometidos com suas ideias, o que pode torná-los inflexíveis e sufocar o crescimento do negócio. 

O líder precisa estar aberto a novas ideias da próxima geração, pois os requisitos para o sucesso podem mudar com o tempo, e os recém-chegados normalmente terão estilos de trabalho muito diferentes dos seus predecessores.

#4. Conflito entre irmãos e sucessores

Os filhos de fundadores de empresas familiares geralmente crescem observando o estilo de liderança do líder empresarial ou dos pais como uma personalidade onipresente que conhecia todos os aspectos da empresa. Como resultado, podem tentar imitar esse estilo de liderança. 

Quando os padrões de comportamento dos irmãos que começaram na infância são trazidos para a sala de reuniões, as coisas podem ficar ainda mais complicadas. No entanto, mudar para um modelo de liderança entre irmãos requer um estilo de liderança diferente, que é mais inclusivo e cria um consenso.

#5. Metas familiares díspares

À medida que as famílias crescem e envelhecem, seus objetivos e valores frequentemente evoluem e se tornam muito mais diversificados. 

Um membro da família pode querer construir o negócio para as gerações futuras, enquanto outros podem querer colher o patrimônio existente. 

Primos que cresceram em famílias diferentes geralmente compartilham alguns valores, embora sejam muito diferentes em outros aspectos. Gerenciar esses diferentes objetivos e valores pode ser um desafio significativo.

Leia também::: Planejamento Sucessório: holding familiar ou doação?

Melhores práticas para a sucessão em empresa familiar

Embora não haja uma fórmula secreta para conduzir sucessivamente uma empresa familiar pelas inúmeras questões familiares e empresariais que surgirão, existem as melhores práticas que ajudam as famílias a lidar com as questões relacionadas à empresa familiar à medida que surgem.

Algo que deve ser frisado sempre é que a sucessão deve ser algo planejado, já que inevitavelmente um dia ela acontecerá. E quanto melhor preparada estiver a empresa, mais tranquilo será o processo.

Por isso preparar a sucessão, ao mesmo tempo que se cria uma holding familiar para gerenciar o patrimônio familiar, pode tornar o processo mais simples, menos burocrático e que exigirá menos dinheiro para o pagamento de impostos e taxas.

Aqui na Negrão & Fares Advogados somos especialistas em holding familiar e podemos ajudar as empresas familiares a organizarem seu processo de sucessão patrimonial, permitindo que no futuro tudo ocorra de forma mais fácil.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre desafios da sucessão em empresa familiar. E caso precise de ajuda para o processo de gerenciamento patrimonial via holding familiar, entre em contato com nossos consultores.