Holding mista o que é?
Existem muitas formas de ter um negócio e conseguir oportunidades ótimas no mercado em nosso país. Uma delas é a holding, este modelo vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Existem diversos tipos de Holding, cada um com sua característica e objetivo. No conteúdo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Holding mista.
Acompanhe o conteúdo completo, boa leitura!
O que é uma holding?
Holding é um tipo de organização, onde o objetivo é participar de outras companhias. Isto acontece por meio da detenção de quotas ou de ações do capital social. Com isso a holding controla a empresa, o que é considerado um domínio de uma sociedade sobre outra.
As principais finalidades da holding são a proteção patrimonial, sucessão hereditária e ainda, a economia de impostos. E qualquer empresa ou pessoa física pode utilizar a holding.
Tipos de holding
Antes de entrar no tema central da holding mista, vale relembrar que existem diversos tipos de holding, eles possuem características societárias ou organizacionais estabelecidas de forma legal.
Para cada modelo, é necessário considerar os objetivos, vantagens e desvantagens como na escolha de qualquer negócio.
Veja alguns dos modelos de holding:
Holding pura: este modelo acontece pela participação no capital de outra sociedade, com objetivo de que as empresas sejam controladas, direcionando e realizando o controle de seus negócios.
Holding patrimonial: com este tipo de holding o controle é realizado em relação aos bens da empresa e tem objetivo de ser processada a antecipação da herança aos seus herdeiros e cônjuge. O objetivo é, acima de tudo, preservar as partes na família.
Holding administrativa: já este modelo tem como objetivo de otimizar o controle empresarial conforme detém o capital social e se torna o responsável por todas as decisões do grupo econômico.
Holding de controle: e ainda este, serve para efetivar a administração sobre o próprio negócio, mesmo quando há a participação de terceiros na organização.
Holding de participação: com este modelo, é possível centralizar a administração de outras participações societárias minoritárias.
Holding setorial: este serve para juntar várias sociedades por conta de seus objetivos comuns, de acordo com o setor de atuação.
Holding derivada: é quando uma empresa já existente passa a se transformar em uma holding.
Holding mista
O modelo de holding mista, é o mais comum de acontecer no Brasil. Acontece ao considerar os benefícios tributários e administrativos, oferecendo diferentemente do que acontece com a holding pura.
Com isso, além de estar participando de um capital de outra empresa, pode exercer a exploração de outras atividades empresariais, desde que não seja industrial.
Ou seja, além do perfil de holding pura, é possível gerar receitas tributárias para despesas dedutíveis.
As possibilidades de explorações em relação a produção ou comercialização de produtos ou serviços são os maiores atrativos destes modelos, até mesmo pelo fato de que com ele, as sociedades possuem a maior participação.
Mesmo com a vantagem de custo sobre estruturas autônomas, existem prejuízos em relação à proteção do patrimônio, e por isso, isso deve ser estudado de forma muito cuidadosa.
Você já conhecia este modelo de holding? Com este conteúdo você pode conhecer mais a respeito das holdings e principalmente sobre o modelo misto, com suas vantagens e desvantagens para as empresas.
Além deste material, você pode ver muito mais sobre como fazer um inventário de bens patrimoniais em nosso blog, onde sempre postamos conteúdos, dicas e várias informações sobre o mundo do empreendedorismo.
Já lá nas nossas redes sociais, você pode acompanhar muitas outras dicas e informações que compartilhamos por lá, nos acompanhe e fique por dentro de tudo que postamos no Instagram e no Facebook. Te esperamos por lá.